Tem algumas coisas interessantes como ferramentas do mbone, uma
tecnologia para criação de backbones de multimídia sobre a internet.
Dentre eles tem a ferramenta "relate" que integra vídeo, texto, audio e
whiteboard. Tem ainda o sdr, vic, vat, tudo do mbone. Está tudo
obsoleto, meio parado no tempo, mas funciona. Tem ainda o gnome meeting
(é isso?), equivalente do netmeeting do windows, mas não sei se funciona
e se tem vídeo. Tem outras coisas para transmissão de vídeo sob demanda
ou ao vivo, como o vlc (www.videolan.net), helix (opensource da real
networks - https://helixcommunity.org/) e o DarwinStreammingserver (ou
coisa parecida). Todos eles nos ports, mas não consegui bons resultados
com nenhum deles. Se fosse tentar implementar novamente acho que usaria
o vlc ou outros que não estou lembrando agora de cabeça e não estão nos
ports.

http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/mbone/relate/pkg-descr
http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/net/DarwinStreamingServer/pkg-descr
http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/multimedia/vlc/pkg-descr
http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/mbone/rtptools/pkg-descr

Deve ter mais coisas nos ports.

Bom, ficou algo meio superficial, mas espero que sirva como caminho
inicial.

Abs, Cartola.

--
------
Carlos E. G. Carvalho           OpenIT Solucoes Tecnologicas