Certo Marcello,
eu consegui, encontrei o chipset e atualizei o loader.conf
Agora o que devo fazer para configurar minha placa, ela é On-board...
NO hand-book eu encontrei uma linha de comando, porém eu não sei onde
altera...

o comando é

# options PNPBIOS
 e qual é o Arquivo de configuração do Kernel..... Abaixo segue o Tópico citado
--------
16.2.1.5. Som Onboard

Alguns sistemas com idispositivos de som embutidos na placa mãe podem
precisar que a seguinte opção esteja presente em seu arquivo de
configuração do kernel:

options PNPBIOS
---------

valew