boa tarde, galera.

Tenho um hd aqui com comportamento estranho (é um IDE). Uso o
sysinstall pra particionamento e labels e, quando digo pra 'W'rite
aparece o êrro de que não conseguiu gravar as informações.
Posteriormente, não monta :(, diz que não há sistema de arquivos válido
lá.

Minha suspeita é da controladora do HD, mas preciso de um script bash
ou coisa que o valha que me permita fazer um teste de stress dêsse
hardware. Tempos atrás (muitos verões) vi qualquer coisa como o
dd /dev/nul para /dev/ad0.. mas, francamente, não achei nada no google.

alguém tem lembrança ou url onde eu possa achar um script/aplicativo
apropriado?

TIA
--

saudações,