Oi Flavio, bom dia.

hehehe, depois de muito thread sobre esse assunto, lá vou eu responder a
tua pergunta (e estar sujeito a aumentar ainda mais os threads). =)

Bom, eu disse que prefiria instalar o Asterisk no Debian GNU/Linux por
alguns motivos:

- A um tempo atrás (tô colocando no passado por que não sei como está
isso hoje) o port do Asterisk não estava tendo uma boa sincronia com a
versão mais recente do Asterisk. Então, eu decidi fazer as minhas
instalações do Asterisk todas via SVN. Tanto no FreeBSD quanto no Debian
GNU/Linux;
- No FreeBSD, encontrei alguns problemas com o Asterisk, como
travamentos, ligações presas, e de vez em quando o Asterisk consumia
quase 100% de CPU sem nenhuma ligação e com uma dialplan enxutíssima. No
Debian GNU/Linux, mesma versão do Asterisk, isso não aconteceu;
- Encontrei alguns problemas rodando aplicações de billing,
gerenciamento, etc p/ o Asterisk no FreeBSD. Isso ocorre por que muitas
dessas aplicações são desenvolvidas por desenvolvedores que fazem estas
aplicações não só pensando em um sistema operacional, no caso o
GNU/Linux, mas sim, pensando em só uma distribuição GNU/Linux. Se
trabalhar bastante em cima do código dessas aplicações pra elas rodarem
ok no FreeBSD elas funcionam? Sim, mas com essa condição: *se trabalhar
bastante em cima do código*. E num upgrade? Patch de novo no código?
Prefiro as coisas mais facilitadas... =) ;
- Hoje tenho um Asterisk rodando em FreeBSD e não tenho tido nenhum
desses problemas, mas também tenho outros Asterisks rodando em Debian
GNU/Linux e também está tudo funcionando bem.

Bueno, tô aqui pra conversarmos mais sobre o assunto.

Abs e bom dia para todos nós,

Felipe Neuwald.