Tambem pode-se usar no fstab noatime.
  Para calcular o nro de diretorios e subdiretorios, sigo uma dica
encontrada a muito tempo atras numa lista do squid:
  * SEMPRE, no maximo, em cada diretorio do segundo nivel, tera cerca
de 255 arquivos
  * a media do tamanho do arquivo nesses diretorios eh 13Kb

Deve-se fazer um calculo:
  NRO_DIRETORIOS_NIVEL1 * NRO_DIRETORIOS_NIVEL2 * 255 * 13Kb =
TAMANHO_DA_PARTICAO

  Para esse tamanho de particao, eu usaria algo perto de:
L1=128
L2=256

  Se usar valores muito abaixo, pode ocorrer de "lotar" os diretorios
e nao ocupar o espaco desejado.

[]s