Realmente o problema não é esse, achei que fosse, mas não é.
Uso um greylist para qmail que vai criando arquivos em um diretório,
mas quando se cria uma quantidade muito grande de arquivos, o servidor
fica muito lento consumindo toda memória RAM + swap. Eu apago arquivos
desse diretório e tudo volta a funcionar normalmente.
Vou procurar por algo ainda.

Valeu pela ajuda.

Abraços
Gilberto