Aee amigão hehe passei o mesmo problema que vc está passando....  quando
tentei achar material pra aprender algo sobre o IPFW.

Só consegui entender e achar uma moleza sábado passado em Floripa, estou
fazendo treinamento na SamaBSD.

A versão que usamos é FreeBSD 6.1.

Hoje de noite eu te passo um firewall.conf, script padrão  que está na minha
apostila pra vc, nele tem muita coisa padrão, e passo uns comentários pra vc
entender melhor...

Geralmente eu  leio várias páginas, testo junto o que funcionou pra um
arquivo pra se precisar me lembrar mais tarde.

Toda documentação ou está em versão antiga, onde diretórios de arquivos e
outras coisas não batem com a versão que uso.

o HandBook é ótimo mas pra quem não está começando em BSD fica foda
assimilar tudo, em modo prático pra quem não tem muito conhecimento...
quando aplicar, que serviços tem que estar rodando e como devem estar
configurados.

Deixo aberto aee de noite passo o que tenho se ela não entrar pra moderação
hahaha  se não mando direto pra vc o arquivo de script de firewall IPFW.

Posso te adiantar que depois de aprender o IPFW,  conhecer o PF será mais
fácil.

[]´s

Juliano Cordeiro.