Bem, depende do que você considera "interferir no sistema". Certamente
tem que desligar a máquina. Depois de colocar os HDs nela e religá-la
poderá adicionar os HDs ao sistema sem maiores problemas ou
interferências, a não ser que queira fazer mirabolâncias do tipo
deixar todos os HDs disponíveis como um só, transparente para o
sistema. Aí poderia usar gconcat (acho) ou coisa do tipo pra
concatená-los, mas não sei se manteria a formatação original.

Só pra botar os HDs como novos mountpoints é só formatá-los (newfs /
bsdlabel) e montá-los...

Abs, Cartola.