Olá pessoal,

Boa tarde,

Estou utilizando uma instalação do qmail-spammcontrol (via ports) em meu
servidor já há algum tempo, e notei que alguns e-mails estão sendo
rejeitados por estarem "infectados" com virus.

Utilizo o Clamav setado pela variável QHPSI para escanear as mensagens:

qmail# cat /service/smtpd/env/QHPSI
/usr/local/bin/clamdscan
qmail# cat /service/smtpd/env/QHPSIARG1
--no-summary

Algumas mensagens são rejeitadas desta forma:

@40000000460a8a3002954eec Reject::DATA::Virus_Infected: P:ESMTP
S:69.147.83.53:unknown H:mx2.freebsd.org
F:[EMAIL PROTECTED] T:(removido)@vipway.com.br
'/usr/local/bin/clamdscan'

(Principalmente algumas mensagens do Yahoo Groups)

Para verificar se o problema era mesmo do Clamav, desativei (ou, tentei
desativar) a variável QHPSI:

qmail# echo -n > QHPSI
qmail# svc -k /service/*

E as mensagens continuaram sendo rejeitadas, mas no log aparece
'unknown' no lugar do clamdscan:

@40000000460a8d9b02e6d604 Reject::DATA::Virus_Infected: P:ESMTP
S:69.147.64.129:unknown H:n18c.bullet.sp1.yahoo.com
F:sentto-16582589-426-1175096293-(removido)[EMAIL PROTECTED]
T:(removido)@vipway.com.br 'unknown'

Já tentei de várias formas descobrir o que está bloqueando essas
mensagens, mas não descobri ainda.

Ah, a variável QMAILQUEUE chama o qmail-dk e, aparentemente, está
funcionando ok.

Bom, espero que alguém possa me ajudar,

Agradeço antecipadamente,

Carlos Eduardo