Mario Lobo wrote:

> Bom, vamo lá.
>
> Usei o qmailrocks como base, adaptando/patcheando/corrigindo a medida em que
> os "erros"  iam aparecendo.
>
> Sim, o recurso AUTH está disponivel ! Se o usuario não se autenticar, ele nem
> manda nem recebe ! Ta tudo funcionando beleza ! spamassassin (que alívio que
> foi ver isso funcionar!), clamav, mailing lists, portas ssl para IMAP,POP e
> SMTP, tudo blz!

Se SMTP AUTH esta disponivel basta que o usuario fora da rede configure
autenticacao SMTP entao oras =)

  Aqui de dentro da empresa da td certo porque a nossa rede
> interna esta em tcp.smtp.
>
> O problema esta sendo o usuario de fora da empresa querer responder um e-mail
> por ex.
>
> Como todo mundo que esta fora da empresa tem um IP dinamico, nao tem como eu
> colocar estes IPs em tcp.smtp. O que eu queria saber era como setar o
> qmail-smtpd para que ele faça relay automaticamente se o usuário passar pela
> autenticação. Esta é a minha ÚNICA pedra no caminho.

Releia com atencao meu e-mail anterior. No primeiro paragrafo menciono
como voce deve testar se o pbs esta habilitado. Se estiver o proprio
vpopmail popula o pbs abrindo relay pos autenticacao SMTP. O tcp.smtp
voce vai usar pra configuracao especifica (o que voce ja tem). O
tcp.smtp.cdb sera o resultado da fusao do tcp.smtp (essas entradas
primeiro) com os IPs com relay aberto mediante pop (essas, por ultimo).

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547