Digamos que na pior das hipoteses vc vai quebrar algumas coisas e tra
que realizar make deinstall em alguns pacotes

Mas vc pode simplesmente dar em pacotes especificos como portupgrade
gnome2

tem um script lá no freebsd.org/gnome para vc verificar coisas
quebradas , pode ser trabalhoso

Qto ao squid o update provavelmente não vai alterar a versão ja que
existe um port para o 2.5 , ou seja ele sera atualizado dentro da versão
2.5

outro caminho e usar um precompilado "pkg_add -r" ou compilar na mão
mesmo