Rafael Faria wrote:
> Bom dia lista.
>
> Estou com um servidor configurado, funcionando, de e-mail. Mas estou
> precisando realizar um backup completo do HD, pq a uma semana atraz,
> eu também estava com este mesmo servidor na mesma situação, e por um
> problema no Disk Array (o qual eu ainda não consegui resolver, e já
> postei a mensagem aqui na lista) eu perdi os dados dos HDs.
>
> Bom, então o que eu quero fazer agora, é um backup completo do "/", o
> qual eu poderei em um eventual problema, restaurar todas as
> configurações do servidor, do jeito que está.

> [...]

Como sempre, a dupla dump|restore é mais que a primeira opcão,
normalmente é uma das melhores. Você pode fazer dump de cada uma das
particoes, em um disco temporario local - por exemplo, considerando /mnt
montado num segundo disco:

cd /mnt && dump 0afL - / | restore -rf -
cd /mnt/usr && dump 0afL - /usr | restore -rf -

Ou em uma maquina remota:

/sbin/dump -0afL - /usr | ssh -c blowfish [EMAIL PROTECTED] dd
of=/usr/home/backups/usr.dump

Se quiser concatene com bzip pra compactar o backup[1].

Pra restaurar:

cd /mnt/usr/ && ssh [EMAIL PROTECTED] “cat /usr/home/backups/usr.dump” |
restore -rf -

Com essa segunda abordagem (maquina remota) o maximo que voce vai
precisar é salvar junto a saida do "disklabel -r adXsY". Com essa saida
voce recria o particionamento de um disco novo de forma simples, e ai
bastara restaurar o dump de cada slice, e ao final "disklabel -B" pra
restaurar o boot, e voce tera uma copia exata do servidor novamente.

Nao se esqueca de "man dump" pra considerar backups incrementais. Se
quiser atualizar os dumpdates em cada backup adicione a opcao "u" aos
comandos dump mencionados (ficando dump 0uafL).

Como segunda opcao, nao nativa, recomendo rsnapshot ou qualquer outra
solucao que use o rsync ou algum algoritimo baseado no rsync.

Boa sorte.

[1]http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/backup-basics.html

--
Patrick Tracanelli