Eu costumo limitar o número de conexões simultâneas dos clientes.
Isso não elimina o uso de P2P, mas diminui tanto a velocidade que a
maioria desiste de usar.

Quanto ao MSN, bloqueio o download do arquivo gateway.dll e só libero a
porta 1863 para usuários autorizados a utilizar o serviço. Importante
lembrar que utilizo proxy em minha rede.

--
Mauricio Bonani