Bom dia..

Vlw ai pelas respostas :)

Então Marcos, eu tenho rotinas para realizar os backups primeiro para
o disco que dps vão para a fita, assim como vc, mas eu não compacto os
arquivos antes, pelo mesmo problema que poderia ocorrer assim como o
Marcelo disse..

Em relação de não alcançar os "quase" 40MB/s.. faça um teste sem
criptografica sim, pois eu tb não utilizo e aqui a transferencia fica
em torno deste valor.

Já sobre a compactação, teria como eu ativar via hardware? (tentei com
"mt", mas não deu certo).  Pq o meu backup é de aproximadamente
500GB.. e se possível eu não gostaria de estar utilizando mais de uma
fita !!

(Marcos.. Vamos fazer o FreeBSD S.E.E em julho?  heheheh)

Abraço a todos !!