Fabio, no spamAssassin tem um script que vc usa para "ensinar" o
servidor o que é spam e o que não é. Eu não lembro o nome dele
(desculpe) mas é bem simples. Vc coloca os e-mails (como arquivos) em
uma pasta qualquer e chama o script assim

"$ blabla -spam /tmp/emails_maus/*"
ou
"$ blabla -ham /tmp/emails_bons/*"

Eu nao sei o que significa HAM, mas funciona como os e-mails que não são
spam... é saudável "ensinar" o spamAssassin com os emails bons também...
Só fiquei te devendo o nome do script, mas procure no site do
spamAssassin ou no google que vc acha
Abraço!