Olá Pessoal,

Estou usando atualmente o qmail-spamcontrol, com o recurso do
/var/qmail/users/recipients.cdb habilitado, e tem me aliviado demais os
bounces (putz, sofri muito antes de ter isso, pois ficavam 2000, 3000,
as vezes 5000 mensagens na fila só por causa disso), mas enfim, esse
problema está resolvido!

A dúvida agora é com as contas existentes, mas que não tem espaço para
armazenamento, tem como fazer o qmail-smtpd checar a quota antes de
colocá-lo na fila, e consequentemente não gerar o bounce para esse tipo
de e-mail?

Isso também evitará o double-bounce, pois alguns dos e-mails que
deveriam ser entregues ao usuário com a caixa cheia são SPAM's!

Obrigado!!

--
Abraços,

Anderson Michel