Tive esse problema, em um antigo IBM Pentium-166.....

tem 2 placas de rede PCI  e 1 placa de rede ISA

No kernel:

recompilei, em outra maquina, removendo tudo que tinha "a mais":

"cpu I686_CPU"
todos os devices desnecessarios
etc., etc...

acertei o "device.hints" para refletir o IRQ e o address da placa ISA

Na BIOS:
- Desabilitei o PnP
- Desabilitei o APM
- desabilitei a porta de impressora

No Hardware:
- Criei uma particao primaria de 8GB onde instalei o FreeBSD (menor que o
limite de 8.4GB da BIOS)
- configurei a placa ISA, via DOS, para acertar o address e o IRQ

está funcionando como um "bridge-firewall" perfeitamente há muito tempo:

[brg] ~> uname -a
FreeBSD brg.#########.net 5.2-CURRENT FreeBSD 5.2-CURRENT #1: Thu Apr 8
17:14:56 BRT 2004 [EMAIL PROTECTED]:/usr/src/sys/i386/compile/BRG
i386

[]s

Antonio Torres