Trafego Multicast. ate mesmo softs como o VLC as vezes fazem esses
tipos de anuncios, usando UPNP ou SAP.

Mas ele nao faz sozinho, e se alguem caiu na bobagem de estar
transmitindo video multicast na sua rede e se ela for de largura de
banda pequena, como wireless, pepare-se para ter problemas.

O legal seria filtrar multicast enquanto nao fores usar.

Frederico Boechat