1 - seu USB serve para outras coisas? Vc colocou o hald para rodar
corretamente?
2 - Placas Atheros são até detectadas, mas não configuradas por padrão. É a
mesma placa que vem no eeePC, então é só seguir os mesmo procedimentos do
eeePC para subsituir o driver padrão do kernel pelo novo. Para isso, é
preciso recompilar o kernel.

Veja aqui: http://eeepc.techsupport.net.au/ como fazer com a questão do
driver.

Pablo Santiago Sánchez