Achei aqui um mini tutorial que eu tinho feito a algum tempo para resolver
esse problema, era só adicionar a seguinte linha no kernel:

options         PMAP_SHPGPERPROC=1024

Só que vi que no último kernel que compilei (Free 7.0) não incluí esse
parâmetro... teoricamente se eu recompilar o kernel com a opção acima vai
resolver... mas quero entender como ela funciona.

Fui ler um pouco mais sobre esse parâmetro, parece que o default é 201... em
mensagens anteriores do fug vi o pessoal indicando para aumentar para 300...
qual valor você usa nesse parâmetro?

Abaixo meus PVs atuais:

[EMAIL PROTECTED] /usr/src/sys/i386/conf]# sysctl -a | grep pv
vm.pmap.pv_entry_spare: 60011
vm.pmap.pv_entry_allocs: 19405387
vm.pmap.pv_entry_frees: 18948294
vm.pmap.pv_entry_count: 457094
vm.pmap.pv_entry_max: 1471008

Nosso amigo "Core Dump" mostrou essa ajuda (deve ser do man):

"Just remember that you can't set PMAP_SHPGPERPROC
arbitrarily high or you could overflow your KVA without ever hitting
the limit for PV ENTRY.  It's best to nudge it upwards gradually
until the "collecting PV entries" goes away, provided you've
tweaked Apache as suggested above."

Pelo que entendi, não devo colocar um valor muito alto, analisar prmeiro os
PVs antes de definir o SHPGPERPROC.

Desculpa tá estendendo esse tópico, mas acho que todos tem dúvida sobre
"tunning" no BSD... pegar uma receita e colar sem entender é complicado...

Outro dia peguei um monte desses "tunning" do sysctl, colei, reiniciei, o
servidor ficou todo doido.. :-)

Abraço e obrigado pela atenção.

Welkson

(Desculpa pelo top posting - outlook é f...)