Guilherme, boa noite

Você pode controlar o acesso com o ipfw, além disso, coloque o sshd rodando
numa porta diferente da porta padrão 22.

Exemplo de controle com o ipfw:

ipfw table 1 flush
ipfw table 1 add ip_confiavel1
ipfw table 1 add ip_confiavel2

ipfw add allow tcp from table\(1\) to me <porta_sshd>
ipfw add allow tcp from me <porta_sshd> to table\(1\)
ipfw add deny log tcp from any to me <porta_sshd>

Best regards,

BONIEK MORAIS
Network/Systems Administrator
Mail: [EMAIL PROTECTED]