O causa mais provavel devem ser o dono do arquivo e permissão de
gravação , o log do apache pode te fornecer algumas dicas de quando isso
ocorreu.

Verifique se dono do arquivo for  www:www , deixe root:www, mas o melhor
seria um grupo joomla ou um usuario qualquer diferente do apache.

Colocar a pasta publica do apache em uma partição montada com noexec e
nosuid é um excelente modo de evitar supresas.

Agora isso é furo da aplicação , do joomla que permitiu o uso de algum
script .

Abraços