Olha depende muito do que irá roda, se serao PVMs (para virtualizadas) ou
HVMs (full virtualizadas) ...
Depende a distribuição desses recursos entre as máquinas virtuais ..
Que serviços irão rodar nela tbem, se forem ter um alto load ...

Para dar um exemplo simples, tenho um server aqui Core2Quad 3.0 com 8 GB e 4
discos em Raid10 e dual Gigabit em bonding e atualmente rodo 10 servidores
em produção nela .. tenho tanto PVMs (linux) equanto HVMs(Linux, Windows e
FreeBSDs)

Recomendo o uso de na dom0 com Debian(like apt) e pegando source no site, vc
pode seguir a wiki brasileira http://wiki.xen-br.org, onde tem vários
artigos, ou mesmo o canal no irc na freenode #xen-br que tem muitas pessoas
que podem compartilhar experiencias

E por fim, recomendo vc seguir em diante nessa aventura que eha
virtualizaçao, garanto que terá muitas vantagens no uso dela