Luiz,

Cara, tem vários patches modernos, tem o toaster, tem o do bill shupp,
já no ports, tem o qmail-vida, feito por um japa que o pessoal usa
bastante, tem o qmail-ldap do ports que é BEM completo. Eu nao coloco
o meu patch em um port porque acho que nao tem nada a ver fazer mais
um port pro qmail por causa de patches, tipo, o qmail-vida serve pra
isso, acho que seria bagunca. Para aplicar meu patch no qmail, basta
instalar o port do qmail, após o vpopmail conforme suas necessidades e
ai sim, no port do qmail, dar um make extract, cd work/qmail-1.03/ ;
patch -p1 < /tmp/qmail-delphus-RELEASE.patch

verifique os arquivos conf-library, conf-spawn, conf-vpopmail para
ajustar ao teu sistema,
o conf-library precisa conter as bibliotecas do mysql caso uses mysql
ou ldap. Elas podem ser achadas dando um cat /usr/local/vpopmail/etc/
lib_deps

conf-spawn deve conter o valor ao menos até 500

conf-vpopmail deve conter o home do vpopmail

se tudo estiver ok, basta dar make e um ./install

é necessário o qmail estar "parado" para poder re-escrever os binários.

Abraço.

Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com