Gaincarlo, não sei te falar, nunca brinquei muito de celular, hehe, acho que
só liguei o meu até hoje na USB pra fazer  backup da agenda. A muitos anos
atrás, quando tive meu 1o GSM tinha um aplicativo de Windows que enviava SMS
via USB, mas resumindo, era uma interface gráfica que fazia comandos "AT"
pro celular, via USB e enviava. É bem simples[1]

[1]
http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistemastele/ST1/arquivo/Introdu%C3%A7%C3%A3o-k
its-GSM.pdf

Mas disto virar um programa, aí é mais do que sei :)