Não necessariamente Marcelo.

O local para o qual o arquivo deve ser copiado depende do que é colocado no
/etc/rc.conf.

E o arquivo my.cnf não precisa de fato ser copiado para /var/db/mysql/ local
esse que pode ser modificado de acordo com cada administrador do servidor.

A dúvida do amigo é para um servidor de testes, simples.

Fábio, para iniciar seu banco de dados, basta colocar mysql_enable="YES" no
/etc/rc.conf e rodar o comando para start do MySQL /usr/local/etc/rc.d/mysql
start.

O próprio script já coloca um arquivo my.cnf virtual no local correto que
não pode ser lido, porém pode ser visto com ps ax | grep mysql.

Quando precisar usar o MySQL em produção, com várias customizações para lhe
atender, aí sim precisará se preocupar com esse arquivo de configuração.

[]'s

Vinicius Maia