E lá vou eu criar intriga....

Olha, depende muito do perfil do profissional e aonde o serviço vai ser
feito.

Se a empresa é sua e você é aquele que detém todo o conhecimento e toma as
decisões, não vejo porquê de se atrelar a soluções digamos... prontas.

Porém se a empresa não é sua, você tem colegas de equipe, planos, metas,
prazos e principalmente um chefe, aí sim a interface gráfica ou qualquer
outra solução que facilite a vida do administrador é sim e muito bem-vinda.
Talvez por isso a Microsoft ou até a Red Hat tem muito mais mercados que os
BSDs.

Se pedirem pra eu montar um NAS, eu vou optar por algo pronto, não pelo fato
de eu não saber fazer, mas porque ele vai facilitar a minha vida e a dos
outros de diversas formas.

Bem, essa é a minha opinião, já fui "dono do boteco" certa vez e sempre
gostei de fazer do meu jeito "na unha"; até que um dia fui trabalhar em
empresas grandes e minha visão mudou.

Sabem qual é a diferença de um nerd e de um profissional de TI?
É que o nerd sabe tudo de tudo, mas não ganha nada com nada.
Já o profissional de TI não sabe nada com nada e ganha tudo de tudo!

Acho que sou um "Nerd Profissional de TI". :-)

Sem flames, galera.

Abraço,

--
Eduardo Alvarenga