André Luiz de Souza escreveu:

> Como estão as configurações de Proxy dos browsers? Você está fazendo
> proxy transparente? A porta 443 está completamente liberada? Em que
> IP/Porta ele fica habrindo states ?
>
> 1o. Cenário: Tudo fechado no firewall e proxy manualmente configurado
> nos browsers:
>       O Windows Update  utiliza o BITS para fazer o download dos
> arquivos, e ele NÃO utiliza a configuração de proxy que está no IE.
>       Aqui ( http://support.microsoft.com/kb/900935 ) tem uma descrição
> para a solução para esse cenário, usando o WPAD ou o proxycfg.exe.

> [...]
Agradeço a todos que me auxiliaram,
Bom pleo que o André escreveu a 2º solução é a que me atende. bom só tem
um incoveniente:
 Os browsers não configurados.
    Proxy Transparente ativado
    Teste com toda a rede aberta, incluindo regra liberando https.
    Foi feito um forward direto para a maquina em alguns testes e
continua o problema.
    no caso hoje de manhã nem ping na maquina update.windowsupdate.com
por traz do proxy funcionava. conectado diretamente no proxy já ocorria
tudo bem com o teste de datagrama.
Opniões !?

Agora que sei que o HTTPS é utilizado vou dar uma maior analisada sobre ele.

Agradecido pelas informações André e a a todos os demais.