2009/5/21 irado furioso com tudo <ir...@bsd.com.br>:
> Em Thu, 21 May 2009 16:05:14 -0300
> Giancarlo Rubio <gianru...@gmail.com>, conhecido consumidor de drogas

> rubio, rubio.. vc não leu o post original, menino.. ou tomou vinho
> demais hoje, no almoço de pato com laranja (risos).

hehe acho q pode ser a 1a opcao

> Um colega nosso (perdi o nome, agora) diz que usa o carp ao invés de
> aliases. Foi secundado por outro colega que disse que ".. para o
> PFSense.." é melhor usar carp do que aliases.

Só agora pensado que eu entendi. Na verdade ele usa carp em apenas 1
máquina, ao invés de configurar o aliases no pfsense que parece q não
tem essa opção.

> Então, é evidente que todos nós já lemos "ad exhaustum" sobre o carp e
> suas ações de redundancia de links, failover e qualquer coisa que o
> carp faça. Mas eu jamais li nada de utilizar o carp para ip-aliases, em
> qualquer dos *BSDs.

Acho que jamais iremos ler, pois não faz o mínimo sentido configurar o
carp quando podemos facilmente fazer um alias. Mais cada caso é um
caso

> Então isso chamou minha atenção e (óbvio) interêsse em saber "por que",
> "quais os beneficios", essas pequenas coisinhas úteis para quem não
> sabe de alguma coisa.

Desculpe por me intrometer e ter falado besteira, os developers devem
ter algo a explicar, devem não tem [1]

"The reason it's not supported to date is it shouldn't be done this
way, two IP subnets on the same broadcast domain is considered poor
network design. Cisco does not support secondary addresses on PIX/ASA,
for one example. But it is more commonly needed in routers for a
variety of reasons, and pfSense is getting used more and more as a
router, so it was something we saw the need to implement."

Aproveitando a thread, tem um "script" [2] que faz o alias automático no boot.

[1] http://www.mail-archive.com/supp...@pfsense.com/msg13398.html
[2] http://www.mail-archive.com/supp...@pfsense.com/msg13395.html

--
Giancarlo Rubio