Thiago,

Acho que o problema não é performance, até pq isso independe do painel
de controle.

Sabe qual a sensação que eu tive depois que instalei o cpanel numa
maquina FreeBSD recem instalada? Que meu server tinha virado um Linux
:( , por exemplo , não sei se você reparou mas ele coloca a
configuração de praticamente tudo sob o /etc e não em /usr/local/etc
como estamos acostumados no FreeBSD...

Não que mudar as coisas de lugar seja necessariamente algo ruim, mas
confesso que eu fiquei zero confortavel com as mudanças que ele fez
nos padrões da maquina. A atualização de aplicativos por exemplo, eu
tive que parar de fazer pelo ports, só dava para atualizar pelo
proprio cpanel, pois do contrario bagunçava tudo.

Não sei se nas versões atuais eles passaram a respeitar mais o padrão
dos sistemas hospedeiros.

Edson