Em 25 de junho de 2012 19:29, Denis Granato <denisgran...@gmail.com>escreveu:

> Boa noite Juano,
>
> Usa suas VMs no Free com virtualbox mesmo?? Eh facil instalar?

Sim, VirtualBox. Mas instalei o da Oracle mesmo, não o OSE do ports.
Segui as instruções em:
https://www.virtualbox.org/wiki/FreeBSD%20build%20instructions

> Qual ambiente grafico voce usa?

Instalei na mão o Gnome lite pelo ports após a instalação do SO. Foi
horrível, pois durante a instalação me apareceu uns 500 popups me
perguntando de opções de build de cada pacote. Pensei que fosse bug do SO,
pois ninguém faria um instalador que perguntasse 500 coisas para o usuário.
Se pelo menos perguntasse tudo de uma vez, mas perguntava, baixava algumas
coisas, compilava, depois de uns segundos perguntava de novo... e assim foi
por umas 4 horas. Como eu não entendia muita coisa do que se perguntava,
cancelei, formatei tudo, e instalei com uma opção que faz com que a
instalação dos pacotes não mostre os popups, usa as configurações padrão.
Não lembro a opção.

Só tenho trabalho com meu HD externo GonFlex USB 3.0 de 1GB. O gnome não
sabe monta-lo para escrita. Aí tenho que montar na mão, dando uns conflitos
com o Gnome que tenta montar como leitura. Mas funciona. Uso o comando
    ntfs-3g /dev/da0s1 /mnt/hdmovel # montar HD GonFlex com escrita

Minha placa mãe + VGA devem ter umas 12 saídas de áudio. Não consegui fazer
o gnome trocá-las. Aí sempre que quero o som no monitor HDMI uso o comando
    cat /dev/sndstat         #Ver saidas de som:
    sysctl hw.snd.default_unit=1     #Trocar saída de som default para ser
meu monitor HDMI

As vezes acho que esses problemas ocorrem por ter instalado o gnome lite.
Mas não queria instalar o gnome padrão que vem com um monte de encrenca que
ninguém usa (até joguinhos bobos que ninguém joga). Não entendo pq não
tiram isso e outras coisas.

Sugiro não usar o Chromium, mas sim o Firefox. Instalei o chromium mas cada
aba ele abre um processo com uns 50MB. Como tenho sempre muitas abas
abertas, o chromimum se torna um buraco negro de processamento e memória.
Embora eu goste mais dele do que do Firefox, uso o FF.

> O que pode me dizer das placas nvidia de notebook com o Free ?

A minha é uma NVidia GTX-580 (paguei R$1500,00, pois minha esposa usa para
o 3DS Max). Só instalei o driver padrão da nvidia do site. Depois de algum
tempo aprendi a colocar o outro monitor usando o comando "nvidia-settings".
Você consegue espelhar monitores, e estende-los.

Logo tentarei testar a performance da VGA no FreeBSD x Win7 da minha
esposa, por curiosidade. Imagino que talvez no FreeBSD terá menos
performance pois sempre ouço dizerem que a NVIDIA não implementa tudo que
deveria nos drivers para os SOs livres.

> Desculpe tantas perguntas rs

Cara eu uso o FreeBSD há 3 meses e já consegui evoluir um pouqinho, com a
ajuda dos colegas da lista.

Já que usa Notebook, sugiro comprar um SSD Sata3. Eu uso um de 128GB e
minha esposa um de 64GB. Velocidade incrível. Uso o HD externo para os
extras (filmes, backup, arquivo morto e arquivo em coma).

Só me falta: Flash e alguma integração com DropBox ou GoogleDrive. Com
tempo ainda vou atrás.