Larguei o FF no 17, não compilava no i386 porque o limite de memória
virtual da arquitetura não era suficiente para a linkagem, achei absurdo e
abandonei. Uso no dia-a-dia o Opera.

Sempre usei flash e garanto que não é o problema (tá de vez em quando o
processo fica preso, mas fiz um atalho no Ctrl-Break que mata as instâncias
teimosas e não tem perturbado).

Depois de ler o depoimento do pessoal aqui e de outro colega (o Marcel) que
relatou ter tido problemas de vazamento no FF quando a página não era
encontrada, esta semana resolvi tirar o gmail daqui de casa (i386) como aba
"aplicativo" (como acostumava ficar permanentemente) e percebi uma certa
redução no consumo de memória, pouca mas perceptível.

Resolvi então testar no trabalho (um HP6515b com amd64) retirando o gmail
de lá também, com o agravante de lá ter um proxy que já vinha deixando o
gmail quase inutilizável (pra enviar eu tinha sempre que usar o modo html
básico, no completo congelava tudo) e lá a mudança foi dramática, em
momentos de surto chegou a consumir 1.3Gb (detalhe, a máquina tem 2Gb de
ram).

Na verdade não sei porque isso ocorreu, se alguém descobrir dá um grito aí
(apesar que no caso o Opera é fechado, no hope).

[]'s