On 08/03/16 18:03, Fábio Rodrigues Ribeiro wrote:
Tenho a ideia de sugerir a topologia WAN MESH para minha equipe para
aumentar redundância de links internos. Embora possa não envolver
freeBSD e sim networking voltado para provedores. Gostaria de saber se
existe algumas.

Quais sugestões para desenvolvimento do projeto?

Uma curiosidade, a localização é de zona rural entre duas grandes
indústrias do mercado nacional. Com alta probabilidade de acidentes com
energia, tal como raios. que já atingiu 3 vezes, com perdas, em período
de 2 anos. A comunicação é feito via rádio, tanto na cidade onde a
empresa está situda. Atualmente desconheço alguma mudança do cenário
comercial, pois o polo de fibra mais perto da telecom cerca de 40Km no local onde moro.

Quando o assunto principal não for ligado ao FreeBSD utilize [OFF-TOPIC] precedendo o assunto.

Quanto a duvida ela seria melhor analisa com muito mais sugestões na lista GTER da CGI.br, contudo algumas observações para não perder o real sentido da postagem,

Pelo que compreendi a sua topologia é a de entrega de serviços de comunicação apartir de uma localidade para duas outras localidades especificas.

Se há um ponto central no qual ambos os segmentos convergem e tem acesso a internet ou onde está o ponto de maior demanda em recursos de TI assim como está a saída principal para a internet, recomendaria a fechar um anel entre as duas localidades remotas, implementar uma configuração de contenção de loop em L2 e sobre esse anel configurar o OSPF somente com a area 0.0.0.0 sem adjacências. Por questão de práticidade de gerenciamento o próprio PFSense seria indicado caso os enlaces não tenha largura de banda relativamente altas ( superior a 200mb/s ). Se estiver usando MKT ou ubiquiti como equipamento de ponta do enlace pode usar eles próprios para controlar o OSPF, atente-se para a capacidade de processamento, OSPF é um fominha por CPU, em hardware modestos não é raro ele fazer uma CPU de 500Mhz mips parecer um 486SX em desempenho durante o calculo de estados de enlace, atenção quando ao modo de operação do OSPF no ubiquiti, ele não funciona muito bem em multicast, tem que configurar como broadcast. Qualquer equipamento de telecomunicação que funciona em frequência superior a 6Ghz tem suporte a OSPF e funciona seguindo a RFC.

Quanto a proteção contra ráios ou se tem um ótimo para-raio ou continue a trocar os equipamentos a cada tempestade, dependendo dos equipamentos de TI o custo de projeto e implementação de um sistema contra descargas atmosfericas será despreziveis.

Um otimo equipamento para esses tipo de serviços são os motorolas PTP Cannopy, são caros porém até hoje não achei lugar em que eles não consigam fechar um enlace descentemente, mesmo com linha de visada semi-obstruida.

Att.


--
##################################################
:UNI><BSD:
Paulo Henrique
UnixBSD Tecnologia
Segurança em Tecnologia da Informação
Fone: (21) 96713-5042
Site: https://www.unixbsd.com.br
##################################################

-------------------------
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Responder a