Antes de mais nada eu gostaria de agradecer aos colegas Jorge Pereira, Francisco Badaro e Antonio Torres pelas respostas enviadas. A minha situacao e' a seguinte:

Um amigo me pediu encarecidamente para que eu monte um servidor utilizando software livre (por isto eu estou entre o FreeBSD e o OpenBSD) para que ele possa hospedar paginas de clientes (http, https e ftp para as atualizacoes dos sites. O ftp vai servir APENAS a este proposito) e tambem ofereca servico de e-mail (smtp, pop e imap) em conjunto com um webmail. A minha proposta foi que ele tivesse uma maquina separada para cada grupo de funcoes, perfazendo no minimo 2 maquinas. Contudo, ele SO' pode bancar 2 maquinas e QUER um sitema de HA, ou seja, TODOS os servicos estariam concentrados na mesma maquina e a maquina geminada tomaria o lugar em caso de indisponibilidade da primeira. Eu ja' tentei de tudo, mas nao consigo demove-lo da ideia. O link dele e' um cable 512kbps de upload/512kbps de download (Virtua). Ele nao soube precisar, mas acho que a media de conexoes simultaneas nao e' superior a 100. A minha ideia e':

Uma CPU de 2.4 GHz
1GB de RAM
1HD SCSI 73.4GB com 10000 RPM
1 placa de rede 3com


Esta configuracao e' baseada no limite maximo de usuarios que ele consegue gerenciar (10000 contas de usuarios). A minha comparacao entre o FreeBSD e o OpenBSD e' baseada na "lenda" de que o FreeBSD e' voltado para a performace e o OpenBSD para a seguranca. A minha ideia inicial e' utilizar o OpenBSD, mas se neste caso a performace do FreeBSD desse um ganho significativo (pelo fato de TUDO estar concentrado em apenas uma maquina) ao sistema, eu optaria pelo FreeBSD.


Mais uma vez eu gostaria de agradece-los e dizer que as dicas de voces me ajudaram MUITO.


Um grande abraco,

Mazolli. _______________________________________________________________
Sair da Lista: http://www2.fugspbr.org/mailman/listinfo/fugspbr
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/

Responder a