-------- Mensagem original --------
Assunto: SBIE 2009 - Prazo prorrogado 31/08/2009 - Concurso de TCC, Dissertações e Teses
Data:   Mon, 17 Aug 2009 21:38:30 -0300
De:     Divulgação SBIE 2009 <[email protected]>
Para:   undisclosed-recipients: ;



     Concurso

O CTD-IE dos SBIE (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) seleciona e premia tradicionalmente as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e TCC da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de Janeiro de 2008 a Julho de 2009. Casos excepcionais onde o candidato defendeu o trabalho antes de Janeiro de 2008 poderão ser aceitos mediante justificativas a serem analisadas pelo Comitê de Programa. Trabalhos oriundos de cursos de pós-graduação (stricto sensu) não vinculados à área de Informática na Educação serão considerados para o concurso desde que sejam enquadrados, pelo Comitê, como sendo da área de Informática na Educação.

A avaliação será conduzida em três fases. Na primeira, os artigos submetidos (ver detalhes abaixo) passarão por um processo de seleção visando escolher as 6 (seis) melhores teses de doutorado, as 6 (seis) melhores dissertações de mestrado e os 6 (seis) melhores TCC. Cada artigo será avaliado por pelo menos três especialistas. Os artigos dos trabalhos aceitos serão apresentados no evento e publicados nos anais do Congresso SBIE-2009. É importante ressaltar que, nesta primeira fase do processo, o que estará em julgamento não será o trabalho completo em si, mas um artigo descrevendo a visão panorâmica do trabalho.

Após a fase inicial, será realizada uma segunda avaliação sobre o texto completo de cada trabalho aceito (cada trabalho será novamente avaliado por três membros diferentes da primeira fase). Ao final, uma discussão envolvendo todos os integrantes do Comitê de Programa será seguida da decisão dos três trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito durante o evento. Sendo assim, além do artigo, deverá ser enviado também o texto completo do trabalho de Tese, Dissertação ou TCC (tudo via JEMS). Na terceira fase, além da avaliação do conteúdo das teses e dissertações e TCC, será levada em consideração a qualidade da apresentação oral. Os autores que não disponibilizarem os seus trabalhos ou não os apresentarem no evento não concorrerão aos prêmios de melhor trabalho.


         Submissão dos trabalhos

Cada trabalho submetido deverá conter três arquivos (em formato PDF):

   * artigo;
   * declaração de conclusão;
   * texto completo.

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês, respeitando o limite máximo de 10 (páginas) páginas e o mínimo de 6 (seis) páginas. O artigo deve deixar clara a contribuição do trabalho na área de IE e a originalidade do tema. A organização do artigo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, instituição / departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientador(es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract e texto.

O artigo, a declaração de conclusão do trabalho e o texto completo (tese, dissertação ou trabalho de graduação) deverão ser submetidos exclusivamente em formato eletrônico (PDF), por meio do sistema JEMS <https://submissoes.sbc.org.br/sbie2009>

Em caso de dúvidas favor entrar em contato com a coordenação do concurso através do email: [email protected] <mailto:[email protected]>


         Formato das propostas

Os trabalhos deverão ser encaminhados seguindo a formatação específica <http://wwwexe.inf.ufsc.br/%7Esbie2009/formato.html> do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2009). Trabalhos fora do formato não serão acolhidos para avaliação.

Na declaração oficial digitalizada (arquivo PDF) referida acima deverá constar explicitamente que o candidato defendeu e teve o trabalho aprovado (tanto para tese, dissertação e TCC). A declaração deverá conter também o local, a data da defesa, o nome do orientador e ser assinado pelo coordenador do curso.


         Apresentação oral dos trabalhos no evento

Os autores dos trabalhos selecionados no CTD-IE deverão se inscrever no XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e terão, no máximo, 20 minutos para sua apresentação oral. A banca julgadora terá 10 minutos para perguntas.


         Datas importantes

   * *31/08/2009* - Data limite para submissão de trabalhos *(Prorrogada)*
   * 08/10/2009 - Notificação dos melhores trabalhos
   * 18/10/2009 - Data limite para envio das versões finais


         Comitê de programa (a ser complementado)

   * Alexandre Direne - UFPR (Coordenador)
   * Edilson Ferneda - UCB
   * Gilda Helena Bernardino de Campos - PUC-Rio
   * Ig Ibert Bittencourt - UFAL
   * Júlia Marques Carvalho da Silva - UFRGS/UNIVALI
   * Seiji Isotani - Carnegie Mellon University

_______________________________________________
Geral mailing list
[email protected]
http://listas.sleducacional.org/listinfo.cgi/geral-sleducacional.org

Responder a