NOTA DE IMPRENSA 2-2016/Press Release

14 abril 2016

*Montalegre *hospitaleira recebe, pela primeira vez, o *25º Colóquio da Lusofonia da AICL (21 a 25 de abril*), com patrocínio da Câmara Municipal e apoios da SATA, Governo Regional dos Açores (Secretaria Regional da Cultura, Secretaria Regional de Turismo, Direção Regional do Ambiente e Mar), UTAD, Tertúlia João Araújo Correia e AGLP (Academia Galega da Língua Portuguesa).

Serão homenageados dois escritores transmontanos de relevo *BENTO DA CRUZ E JOÃO ARAÚJO CORREIA*

Os convidados de honra deste 24º colóquio são o *Prémio Nobel da Paz 1996, Dom Ximenes Belo, *que fará a apresentação do seu novo livro */Um missionário açoriano em Timor/ *editado pelo Moinhos Terrace Café de José Soares com apoio AICL, *José António Cabrita* que apresenta o seu novo livro */Na lonjura de Timor / Iha dook rai timor/**//*e o *Dramaturgo Norberto Ávila, homenageado AICL 2016, *cuja vasta obra será evocada com a representação de uma peça de Álamo Oliveira.

Vários autores deslocam-se a Montalegre para divulgar a pujante literatura de matriz açoriana (ex.º *Brites Araújo, Carolina Cordeiro, Norberto Ávila, Pedro Paulo Câmara*) que tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, com várias incitativas como os Cadernos de Estudos Açorianos (http://www.lusofonias.net/cadernos-suplementos-videohomenagens-bibliografia/2015-08-07-21-29-07.html), a tradução de obras para sete línguas (http://www.lusofonias.net/cadernos-suplementos-videohomenagens-bibliografia/traduzir-autores.html), e a publicação de várias antologias (http://www.lusofonias.net/projetos/livros-aicl.html) destinadas ao currículo escolar.

Neste colóquio, todas as *sessões* (palestras e sessões culturais) são *gratuitas e abertas ao público, *mas almoços, jantares e passeios são reservados aos inscritos oficiais. Abordam-se três temas genéricos: *Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia*.

Com mais de sete dezenas de participantes, este Colóquio conta ainda com a presença do Embaixador Eugénio Anacoreta Correia da CPLP, e de Bonifácio Belo, Secretário da Embaixada de Timor-Leste em Lisboa. Será ainda firmado um Convénio com o Observatório da Língua Portuguesa.

Há várias sessões especiais: a de 3 Academias de Letras; a da AGLP - Academia Galega da Língua Portuguesa, a da UTAD, dedicada maioritariamente a Bento da Cruz, a sessão da Tertúlia João Araújo Correia e duas dedicadas à Açorianidade, esperando-se nos debates uma forte interligação entre académicos, escritores, professores, alunos e o público em geral.


 Haverá – para além das sessões científicas: *2 apresentações
 literárias* de livros sobre Timor-Leste; *3 recitais de Poesia*; *2
 recitais* do Cancioneiro Açoriano e de poetas açorianos musicados pela
 maestrina Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino por
 Carolina Constância (Conservatório Regional de Ponta Delgada);
 *Teatro* da UTAD, e atuações do Grupo de Cantares da Galiza “*Terra
 Morena”; *Alunos da Escola de Música Tradicional do Larouco, Rancho da
 Venda Nova e grupo Filarmonia.


 Em todos os intervalos serão visionados vídeos sobre as 9 ilhas dos
 Açores.


 Dia 24 pelas 21:00 no Pavilhão Multiusos, a Câmara e a AGLP (Academia
 Galega da Língua Portuguesa) patrocinam uma sessão especial dedicada
 ao 25 de abril com poesia e música, e duas curtas alocuções do
 Presidente da AICL e do Prémio Nobel da Paz D. Carlos Filipe Ximenes
 Belo antecedem a atuação do grupo de cantares galego *Terra Morena,
 *de Ourense.

As 18 *regiões e países* representados são: Alemanha, Açores, Austrália, Bangladeche, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, França, Galiza, Goa, Índia, Itália, Luxemburgo, Malaca, Portugal, Macau, e Timor-Leste, incluindo 13 académicos representando três academias de língua portuguesa e membros de 13 universidades e politécnicos.

De notar que o 25º Colóquio ostenta pela segunda vez a prestigiada logomarca Açores informações em <http://coloquios.lusofonias.net/XXV/>http://coloquios.lusofonias.net/XXV/

Com os melhores cumprimentos

Chrys Chrystello, (MA)

Presidente da Direção da AICL e da Comissão Executiva dos Colóquios



--



Reply via email to