>
> ECJ > ... a história do menino *austista aos 8 anos, anão aos 13*...


.. e argentino?

Até que o Joseph Klimber não sofreu tanto...


2010/6/14 Ermindo Cecchetto Junior <[email protected]>

>
>
>
>
>
>
> *R E P A S S A N D O    S E M    C O N H E C I M E N T O   !!!
> *
>
>
>
> *Nem Cruijff, nem Figo, nem Ronaldinho, nem Maradona.
> Para os adeptos do Barça a oitava maravilha é Lionel Messi.
> A sua história é uma lição de vida, que encanta Camp Nou.
> *
>
> * É uma desforra bem pessoal, a história do menino austista aos 8 anos,
> anão aos 13, que via o mundo a 1,10 metros do solo. É esse mesmo, Lionel
> Messi, que botou corpo à base de tratamentos hormonais e que, 59 centímetros
> depois, encanta o mundo do futebol, naquele jeito singularíssimo de conduzir
> a bola colada ao genial pé esquerdo, como se o couro redondo fosse um mano
> siamês, uma mera extensão corporal, um órgão vital, inseparável. E Barcelona
> rende-se ao talento de "La Pulga". E os adversários caem aos pés de um
> talento puro e raro.
> E por muito talento que tivesse para jogar à bola, estaria o rapaz
> consciente do destino glorioso que lhe estava reservado?
> O miúdo de 16 anos que vestiu pela primeira vez a camisa do time principal
> do Barcelona num jogo com o F. C. Porto, a 16 de Novembro de 2003, na
> inauguração do Estádio do Dragão, o Lionel Messi que agora caminha sobre a
> água, é ainda o mesmo menino que sobrevoou o Atlântico, em 2000, para se
> curar de uma patologia hormonal. Lá na Argentina, na Rosário natal, os
> prognósticos médicos eram arrasadores: sem tratamento eficaz contra o
> nanismo, Lionel chegaria à idade adulta com 1,50 metros, no máximo.
> Os diagnósticos alarmaram os Messi. E o custo dos curativos também: mil
> euros mensais, ou seja, quatro meses de rendimentos da família de La Heras,
> um bairro pobre de Rosário. Mas o pai de Lionel não se resignou. Sabia que o
> filho, pequeno no corpo, era gigante no talento. E não aceitou a fatalidade.
> Nessa altura, o prodígio de dez anos despontava no Newells Boys, fintando
> meninos com o dobro do tamanho e marcando golos atrás de golos. O pai
> sugeriu ao clube que pagasse os tratamentos de Lionel. A resposta foi
> negativa. E o mesmo sucedeu quando os Messi foram bater à porta do grande
> River Plate.
> Na adversidade, a família Messi teve mais força, com a ajuda de uma tia de
> Lionel, emigrada na Catalunha. E foi assim, em 2000, ainda antes de
> completar 13 anos, que Lionel e os pais viajaram até Lérida. Dias depois, o
> pequeno prodígio foi fazer testes ao Barcelona... E com a bola quase a
> dar-lhe pelos joelhos, aquela habilidade enorme logo maravilhou os
> treinadores do Barça.
> Carles Rexach, diretor do centro de formação do Barcelona, ficou
> maravilhado com o prodigiozinho argentino. Ao cabo de dois treinos, não
> hesitou e logo tratou de arranjar contrato. E ficou espantado com a proposta
> do pai do craque: o Barça só tinha de lhe pagar os tratamentos que os
> médicos argentinos sugeriam. Foi dito e feito.
> Durante 42 meses, Lionel levou, todos os dias, injecções de somatropina,
> hormona de crescimento inscrita na tabela de produtos proibidos pela Agência
> Mundial Antidopagem e só autorizada para fins terapêuticos. Em 2003, a
> milagrosa hormona fizera de Lionel o que ele é hoje, um rapagão de... 1,69
> metros !
> No Verão de 2004, acabadinho de fazer 17 anos, e já com contrato
> profissional, entrou para a equipa B do Barça. Mas fez só cinco jogos,
> porque aquele enorme talento não cabia no "Miniestadi". Reclamava palcos
> maiores. E rapidamente começou a jogar no Camp Nou, na equipa principal. A
> 16 de Outubro de 2004, o prodígio fez a grande estreia na liga espanhola,
> num dérbi com o Espanhol. A 1 de Maio de 2005 entrou para a história do
> Barça: marcou ao Albacete e tornou-se no mais jovem jogador a marcar um golo
> pelo Barcelona. Aos 17 anos, dez meses e sete dias, começou a lenda.
> Cinco anos depois, Messi teve a consagração absoluta. Foi eleito Melhor
> Jogador do Mundo de 2009, após uma época de sonho, concluída com um feito
> inédito do Barça "de las seis copas": campeão de Espanha, da Taça do Rei, da
> Supertaça Espanhola, da Supertça Europeia, da Liga dos Campeões, do Mundial
> de Clubes. Ufff !!!
> O craque que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é,
> hoje, a maior jóia do futebol mundial, segurada por uma cláusula de rescisão
> de... 250 milhões de euros !!! E é, também, o mais bem pago de todos: o
> menino pobre do bairro de la Heras é, agora, multimilionário, vencendo
> qualquer coisa como... 33 milhões de euros anuais em salários e publicidade.
> Nem em contos...
>
>
> Lionel Andrés Messi
> Idade: 22 anos (24/06/1987)
> Nacionalidade: Argentina
> Palmarés: Campeão Espanha (2005, 2006, 2009), Taça do rei (2009); Supertaça
> da Espanha (2005, 2006, 2009); Liga dos campeões (2006, 2009); Supertaça
> europeia (2009); Mundial de clubes (2009).
> *
>
>
>
> 

Responder a