Apenas uma ilustração mas são duas técnicas diametralmente opostas…..

 


 

 

"THE BRAZILIAN TOUR"

 

RECORDISTA MUNDIAL DE MERGULHO LIVRE VEM AO BRASIL PARA O RIO BOAT SHOW 2006 E  CLÍNICA EXCLUSIVA  DE MERGULHO LIVRE NO RIO DE JANEIRO !

 

“O homem que respira água”,

Patrick Musimu, atingiu a incrível marca de 209 metros de profundidade!!!

 

 

O novo recordista da categoria de mergulho No Limits (sem equipamento de respiração e sem limite de lastreamento, ou seja, apenas com o ar do pulmão), Patrick Musimu, é a grande estrela do Rio Boat Show 2006, maior salão náutico da América Latina, que acontece entre 6 e 14 de maio na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Musimu – que em junho do 2005 bateu o recorde de mergulho livre ao atingir 209 metros de profundidade– fará palestra no evento dia 11 de maio, às 20h, quando exibirá um vídeo sobre o seu recorde, projeto batizado por ele de “The Ultimate Dive”. Nesta data, o mergulhador permanece no Rio Boat Show durante todo o dia para conversar com o público e dar autógrafos.

 Patrick Musimu nasceu em Kinshara, na Bélgica, onde passou sua juventude. Aos 7 anos, aprendeu a nadar sozinho. Aos 28 anos, trabalhando como fisioterapeuta e adepto das artes marciais, Patrick descobriu o mergulho livre. Imediatamente foi seduzido pela filosofia do esporte que, assim como as artes marciais, também exige superação e controle dos limites físicos e mentais.

Durante o inverno de 1999 Patrick Musimu mergulhou na gelada água da Bélgica, à temperatura de 4º C na superfície. Um ano depois de sua primeira “descida”, ele quebrou oficialmente dois recordes mundiais pela AIDA e IAFD.na frente do júri internacional de mergulho livre. 

Logo depois, desapontado com o método tradicional de aprendizado do mergulho livre, Musimu decidiu seguir seu próprio método. Baseado em seus conhecimentos científicos e experiências com as artes marciais, ele desenvolveu seu próprio programa de treinamento. O programa foi revolucionário, já que não previa treinamento em piscina, método normalmente praticado pelos mergulhadores desta modalidade até então.

 

“O mergulho livre é uma busca na qual os atletas estão constantemente procurando ultrapassar seus limites”   (Patrick Musimu)

 

Em 2003, depois de passar um ano no México, onde havia quebrado dois recordes mundiais – nas disciplinas constante (-87 metros) e lastro variável (-120 metros) –, Musimu voltou para casa, na Bélgica, sem um tostão no bolso. Depois de quatro recordes mundiais alcançados pelos regulamentos da A.I.D.A (Associação Internacional de desenvolvimento da Apnéia) e I.A.F.D. (International Association of Free-divers), Patrick Musimu começou a estudar novas técnicas para o esporte.

“A técnica normalmente usada para a “compensação” (de equilibrar as pressões internas e externas do ar) não iria permitir que eu chegasse onde queria”, diz o mergulhador. “Por isso, no México, elaborei nove hipóteses sobre o possível funcionamento de uma compensação com água”. Mas o recordista precisava testar qual delas funcionaria no mar. Estudou a fundo a anatomia do crânio humano para entender como faria para conseguir que a água entrasse pelo nariz e fosse na direção correta, sem prejudicá-lo.

Em 2004, as autoridades do Governo do Egito, acreditaram em suas idéias e deram o sinal verde para o mais ambicioso projeto de mergulho, “ The ultimate Dive”.Convencido de que as barreiras estão na mente, Patrick treinou para sobreviver no desconhecido. De acordo com ele, a categoria No Limits não deveria ser considerada nem usada como um esporte.

Em Junho de 2005, durante 3 semanas e com apenas 10 mergulhos, Patrick Musimu marcou história mergulhando consecutivamente até 100, 136, 151, 170, 185 metros. No dia 26 do mesmo mês, finalmente ele alcançou a marca dos 200 metros.

Em 30 de Junho, seu corpo, já exausto, o forçou a parar o mergulho na marca de 209,6 metros quebrando a mais profunda performance humana, ao mergulhar 40 metros a mais do que o último recordista mundial. Nunca, na história do mergulho, tamanha diferença entre performances foi alcançada.

Como resposta à pergunta – “o que é ser um bom apneísta?”  – ele responde: “Nos tornamos realmente mergulhadores de apnéia quando conseguimos não mais nos importar com a nossa evolução. Ser um bom apneista não está relacionado nem com o tempo, nem com a profundidade que se consegue atingir”.

 

O mergulho em apnéia não é somente um esporte, é uma arte onde o progresso é sinônimo de compreensão e aceitação.

 

“Nada é absoluto.

Redefina conceitos.

Redefina você mesmo.

Barreiras estão na sua mente.

Aceite o “No Limits”

(Patrick Musimu- http://www.patrickmusimu.com)

 

 

 

CLÍNICA EXCLUSIVA  DE MERGULHO LIVRE NO RIO DE JANEIRO - NA XDIVERS

 

Valores no link abaixo:

http://www.xdivers.com.br/frMaterias.asp?c=46

 

Programação :
6ª Feira

19h as 20h - Introdução / Teoria
20h30 as 22h - Piscina - Aula prática / Treinamento para
profundidade - Lastro constante - Correção de movimentos

Sábado
8h as 8h30 - 30 minutos teoria
8h45 as 9h15 - Ambiente natural - exercicios des relaxamento e aquecimento pulmonar
10h as 12h - Prática em mar - profundidade lastro constante
12h30 as 13h30 - Almoço
14h as 15h30 - Comentários sobre a sessão prática em mar / teoria
16h as 18h - Como treinar e progredir em apnéia / teoria - exercícios de respiração / exercícios de relaxamento / momento de questionamentos para Musimu

Domingo
8h30 as 9h - Briefing para 2a prática de profundidade
9h as 12h - Prática mar ou lago - Mergulhos profundos no lastro constante / variável
13h as 14h - Entrega de certificados e almoço

 

 

Abraços,
 
       Equipe XDivers
    www.xdivers.com.br
[EMAIL PROTECTED]
(21)3902-6002/3681-1810/ 8112-0007
 
 XDivers - Eleita a melhor Escola de Mergulho do Brasil em 2004 e 2005!!!
(Pela Certificadora Internacional PDIC)

 

><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·...¸><(((º>¸.
 ·´¯`·.¸. , . .·´¯`·.. ><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·...¸><(((º>
 ><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·..¸><(((º>¸




---

Não leve nada pro lado pessoal. Apenas divirta-se.

Comentários: www.yahoogroups.com/group/goldenlist-L/messages

Newsletter: www.yahoogroups.com/group/goldenlist/messages




YAHOO! GROUPS LINKS




Responder a