Lançamento de carro da Mitsubishi vira caça ao tesouro
Eliane Sobral
 
Os consumidores que quiserem ter uma picape Mitsubishi L-200 Outdoor terão duas opções: ou desembolsam os R$ 100 mil e compram o carro, ou seguem as pistas e tentam descobrir onde a empresa escondeu cinco modelos do novo veículo.
Ricardo Benichio/Valor Nizan Guanaes: "A gente quer lançar uma experiência de compra e aumentar o tempo de convivência com a marca"
Cada região do país terá um carro escondido e para participar da brincadeira, os clientes terão de se cadastrar num site específico. A cada semana um personagem criado especialmente para a promoção dará dicas de onde está o veículo. Pistas também serão enviadas por SMS - mensagens curtas de texto via telefone celular. A expectativa da empresa é que 30 mil pessoas participem dessa caça ao tesouro.
Mas o que parece ser apenas uma brincadeira da Mitsubishi é na verdade uma estratégia de marketing que levou dois meses e meio para ser pensada e desenvolvida pela Africa, a agência de publicidade que há um ano e meio atende a marca. "O que a gente quer é que o consumidor vá para a rua, que saia da frente do computador e ponha em prática seu espírito aventureiro, e já que o carro é um 'off-road', nada mais apropriado do que esse tipo de comunicação para alcançar o público-alvo", explica a diretora de marketing da Mitsubishi, Renata de Souza Ramos.
O publicitário Nizan Guanaes, presidente da Africa, diz que a estratégia é a primeira no Brasil que sai da teoria de que é preciso inovar na comunicação e lançar mão de técnicas que vão além de um filme publicitário explicando as características de um produto. "O que a gente quer é lançar uma experiência de compra. É aumentar o tempo de convivência do consumidor com a marca", afirma ele.
É por isso, diz Nizan, que a campanha começa com uma promoção e não com a publicidade clássica com anúncios em jornais, revistas e mídia eletrônica. "Não vamos abrir mão desse recursos porque a publicidade tradicional é indispensável. O que procuramos fazer é envolver o consumidor e fazê-lo participar da nossa estratégia".
Nas duas últimas semanas uma equipe de aproximadamente 100 pessoas trabalhou em diferentes localidades do país para esconder as cinco picapes e já há um modelo escondido no Norte, outro no Nordeste, um no Sul, um no Sudeste e outro no Centro-Oeste . E não faltam histórias curiosas. "No Nordeste, pensamos em esconder um dos carros numa caverna mas o concessionário local explicou que muitos casais freqüentam o local para namorar à noite e que o carro seria facilmente encontrado", diz Sérgio Gordilho, vice-presidente de criação da Africa.
Conhecido como promoção de entretenimento, esse tipo de ação faz bastante sucesso no exterior. "Mas é inédito no Brasil", diz Nizan Guanaes. Os valores investidos na campanha não foram divulgados mas, segundo Nizan, ela deve custar entre 10% e 15% a mais que uma campanha publicitária tradicional e 30% do total investido será destinado às ações na internet.




Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora! __._,_.___

---

Não leve nada pro lado pessoal. Apenas divirta-se.

Comentários: www.yahoogroups.com/group/goldenlist-L/messages

Newsletter: www.yahoogroups.com/group/goldenlist/messages





YAHOO! GROUPS LINKS




__,_._,___

Responder a