Prezado Gustavo:

Gostei do jeito que você escreveu.

Não sei dizer se o povo vota certo ou errado. Eu também não costumo acertar. Só acho
que o voto deveria ser facultativo. Talvez o serviço dos políticos melhorasse de
qualidade.

Acho que o voto obrigatório tem raiz na "mea culpa" da doutrina católica. Nada contra,
eu sou. Mas eles nos obrigam a votar para depois dizer que tem representatividade e
legitimidade.

Daí o povo se sente culpado e arrependido. Por que e como eu fui votar naquilo?

Para mim legitimidade artificial não vale.

Se o voto fosse facultativo, acho que apenas 30% da população votaria. Não porque é
desinteressada ou não tem noção de cidadania. Mas porque ninguém suporta mais ser
tratado como idiota.

Eu acho que o voto deveria ser facultativo e ser estabelecido um mínimo de 50% dos
eleitores para que a eleição fosse válida. Eu acho que daí, talvez, com muita sorte,
os políticos procurassem ser um pouco mais conscientes de suas funções.

Se o desempenho fosse bom, garanto que iria ter "quórum". É como um jogo de futebol.

Talvez o povo não seja infantil, mas sim descrente, desiludido, maltratado,
desrespeitado.

Fiz uma enquete no local em que trabalho. Perguntei para 20 pessoas se elas se sentiam
representadas pelos políticos. Apenas um respondeu "Por alguns sim, pela maioria não."
As outras dezenove respostas foram mais ou menos parecidas, todas pelo não:"Não,
Karen, você está louca?" , "De jeito nenhum!!!", "Karen, você está brincando?", "Não
acredito que você tem coragem de fazer uma pergunta dessa me conhecendo."
Pode parecer engraçado, mas fiquei muito triste com as respostas. 95% delas de
espanto, indignação, revolta, incredulidade.

Será que um dia muda? Tomara!!!!!!

Karen.