Boa tarde a todos da lista.
        Realmente é bastante estranho, no mínimo são atitudes contraditórias.
        Entretanto, o aumento das bolsas não virá de um aumento de recursos para o
ministério, e sim (segundo eles) de uma otimização dos recursos já
existentes e dentro do orçamento previsto para 2003.
        Quanto ao componente inercial, Prof. Tangerino, não tenho dúvidas que é a
força de vontade e a necessidade de sobrevivência que não deixa nossa
agricultura parar. Entretanto, quando se fala em inércia,  não devemos
esquecer de um outro componente: o atrito; responsável pela diminuição da
velocidade até que um corpo entre em repouso. Na agricultura, o atrito é
inversamente proporcional à disponibilidade de recursos, de programas
especiais para a agricultura, etc...
        Por aí, conseguimos imaginar o quanto nossa agricultura é forte...
        Aproveitando o embalo lanço outra questão: Segundo o site oficial do CNPQ,
(se entendi bem) a maioria dos recursos serão destinados (como já sabemos)
para os centros de pesquisas e pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e
Centro-Oeste, buscando (segundo o site) a decentralização e formação de
centros de pesquisas de excelência. O que vcs acham disso? Apenas essas
medidas são suficientes? Já é um bom começo? O que falta para alcançar o
êxito esperado?
        Abraços,
        Adriano.

At 14:27 12/02/03 -0300, you wrote:
>Fazendo o contraponto ao José Alves Júnior, vcs viram os jornais de hoje?
>
>O que acharam do corte de 39,6% no orçamento do Ministério da Agricultura
>e Abastecimento?
>Vcs acham que este corte afetariam o desempenho de nossa agricultura ou
>ela tem um componente inercial, andando sozinha?
>
>Abracos a todos!
>
>Fernando Tangerino

Engenheiro Agrônomo Adriano da Silva Lopes
Mestrando em Agronomia - Área de Concentração em Produção Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP
Telefone: (16) 3209 2637

Responder a