Prezado Vinicius,

  Há vários sites na Internet que tratam do assunto, e os livros que tratam
de irrigação localizada também são de grande valia.
  No site da Netafim (www.netafim.com.br) há dois arquivos tipo "pdf" que
falam sobre o uso de cloro, peróxidos e outras substâncias e táticas para
prevenir ou reparar tubulações com problemas de entupimento por ferro e
manganês. È um bom ponto de partida.
  Ao que eu saiba, não há uma norma para determinar o teor de ferro na água,
mas há indicativos de níveis de risco de acordo com a concentração de ferro.
Por exemplo, cita-se o limite de 1 mg/L como o início dos problemas. É um
limite teórico, pois outras condições ambientais também podem influenciar o
risco, tais como a concentração de outros íons, a concentração de oxigênio e
o pH.

  Os problemas com ferro podem ter causas químicas, físicas e biológicas:

  Químicas: presença e concentração de ferro e outros íons (Mn, S etc.), pH,
concentração de oxigênio etc.

  Físicas: concentração de sedimentos (sólidos) dissolvidos em suspensão,
composição desses sedimentos (argilas, areia mat. orgânica etc.)

  Biológicas: presença de bactérias que utilizam ferro, manganês e enxofre
em seu ciclo alimentar/reprodutivo.

  Sugiro a leitura de livros como "Riegos Localizados de Alta Frecuencia" de
Francisco Pizarro e outros livros espanhóis sobre "riego localizado". São
interessantes e muito instrutivos.
  Também há relatos sobre o assunto vindos dos australianos e americanos.
  Boa sorte e bom trabalho

Fernando

Fernando Campos Mendonça
FACAPP - UNOESTE