olah Sergio

bom... eu jah vou dizendo antes de tudo que eu nunca usei o Crystal
Reports como plug-in, muito menos trabalho com impressao de relatorios
com o Java, mas vou falar o que sei... qualquer koisa alguem me corrija
;-)

neste caso, talvez seja melhor entao fazer um CGI que trate um documento
HTML "Template" e pronto.

onde eu trabalho nos fazenos 90% dos sistemas em Perl+Oracle ou
MySQL+Linux ou FreeBSD+Apache ... bom, como a gente trata relatorios? eh
simples:

veja este codigo em HTML (modelo.html):

<title>%titulo%</title>
 <h2>%titulo%</h2>
  %conteudo%
 <hr>
 <i>%rodape%</i>

bom... o CGI feito em Perl faz entao isto:

- abre o arquivo "modelo.html"
- substitui todas as ocorrencias de %titulo% pelo titulo do relatio
- substitui todas as ocorrencias de %rodape% pelo rodape (algo como uma
tabela mostrando data, hora, etc)
- substitui %conteudo% pelo conteudo geral do relatorio, que pode ser
algo assim:

pronto!!! entao ao o usuario clicar em "IMPRIMIR", um pequeno codigo em
JavaScript abre uma nova janela do browser, e chama o CGI/script em Perl
e mostra na tela... logo em seguida, executa o comando
"document.print()" do JavaScript e o relatorio eh impresso...

eh claro que isto eh apenas o "grosso" do relatorio, pois, tendo esta
maneira de trabalhar, voce pode acrescentar imagens, fomatos diferentes
etc. ao relatorio fazendo a alteracao apenas no arquivo "modelo.html"
lembrando sempre de deixar as palavras %titulo%, %conteudo% e %rodape% e
outras que voce quiser acrescentar

esta foi a solucao mais simples e facil que encontramos...

se isto for util....

ateh mais!! um abraco