[EMAIL PROTECTED] wrote:

> Ola Einar,
>
> Também tenho algumas duvidias quanto a tecnologia EJB, e gostaria de saber se
> posso me utilizar um pouco mais do seu conhecimento para tirar algumas dúvidas,
> tipo:
>
> Corba x EJB

        Como não dá para eu fazer uma análise completa aqui por email,
eu vou ultra-simplificar minha resposta:

        Ambos são arquiteturas de componentes para a construção de
sistemas distribuídos, mas os objetivos são um pouco diferentes.

        CORBA é o melhor jeito de fazer integração entre sistemas
heterogêneos (i.e. baseados em diferentes linguagens de programação,
tecnologias e plataformas). Ele fornece independência de linguagem
de programação, algo que EJB obviamente não faz. Se é importante que
as diversas partes do seu sistema possam ser elaboradas usando
soluções bem diferentes e que você consiga integração com outros
sistemas externos (legado), use CORBA.

        EJB (Enterprise JavaBeans) é o melhor jeito de construir um
servidor distribuído totalmente em Java. Ele fornece portabilidade
de código para qualquer plataforma, algo que CORBA não faz (quer
dizer, com CORBA você consegue fazer uma aplicação VB no Windows
se comunicar com um sistema COBOL no mainframe, mas ele não vai
conseguir fazer o VB rodar no mainframe por exemplo). Como EJB é
uma arquitetura específica para Java, ele consegue aproveitar melhor
as vantagens da linguagem e assim facilitar ainda mais o processo
de desenvolvimento. Se é importante que o seu sistema seja
independente de plataforma e que o processo de desenvolvimento seja
simplificado ao máximo, use EJB.

        E se você precisar de interoperabilidade e portabilidade ao
mesmo tempo? Use ambos! Na verdade as duas tecnologias são bastante
completas e têm vários pontos em comum, por isso em muitos casos a
utilização de só uma delas já resolve o seu problema, mas a
solução mais completa é uma combinação das duas. Existem inclusive
alguns servidores de aplicações que usam uma interface EJB para
programação das aplicações e rodam internamente CORBA para garantir
automaticamente a interoperabilidade com outros sistemas. Ou seja,
muito usuário de produtos EJB está também usando CORBA sem saber...

> RMI e EJB
> JavaIDL e EJB

        RMI é o protocolo de comunicação do Java. JavaIDL é a interface
de comunicação de CORBA. Na verdade a comparação deveria ser entre RMI
e IIOP, já que este sim é um protocolo de comunicação de CORBA.

        Simplificando novamente as coisas: RMI você usa na comunicação
direta entre os componentes da sua aplicação Java. IIOP (com JavaIDL)
você usa para que esses componentes se comuniquem com sistemas externos
baseados em outras tecnologias.

        De qualquer forma, não faz muito sentido comparar nenhum dos
dois com EJB porque são coisas bastante diferentes. EJB é uma
arquitetura distribuída e não um protocolo de comunicação. Na prática,
os servidores EJB podem usar RMI ou CORBA na comunicação entre
componentes.

> Deployment Descriptor

        Essa é a forma de customização dos componentes EJB, que
especifica alguns de seus parâmetros e características de execução
através de um arquivo XML (puxa, espero que não me perguntem agora
o que é XML! :)

> Tentei enviar a msg em PVT, mas não encontrei se e-mail e minhas msgs. O assunto
> pode não ser de interesse geral.

        Como a discussão é sobre uma tecnologia Java, achei que valia a
pena mandar para a lista toda.

        Um abraço,

Einar Saukas
Technical Consultant