Prezados Javaneses,

Fui socorrer o Charles sobre o método POST e acabei obtendo uma ótima
resposta pela CULATRA:

O artigo citado abaixo pelo Luis Fernando respondeu ao meu problema. Ou
seja, através da serialização de objetos posso estabelecer uma
comunicação do meu Applet com o Servlet em duas vias
(Input/OutputStream).

Desta forma posso passar qualquer objeto para o Servlet, consultar meu
Banco de Dados diretamente do Applet e manter o foco sobre o meu
formulário HTML tranquilamente.

Melhor, posso criar um Servlet parrudo para cada determinado Sistema,
que receba um parâmetro redirecionador sendo capaz de realizar diversas
funções de apoio para os meus Applets sem a necessidade, aparentemente,
de recorrer ao RMI.

Ainda não testei, mas se funcionar como no exemplo citado: VALEU MUITO
Luis Fernando!!!

[]'s

E um Feliz Natal à Todos!

Carlos Campos