Daniela,

Se voce puder usar um servidor com uma versao mais nova de jsp, nao
tenha duvidas. A versao de jsp atual mudou bastante da 0.92 e essas
implementacoes antigas sao incompativeis e cheias de bugs.

E o seu programa Java pode acessar o servidor de diretorio usando JNDI
(Java Naming and Directory Interface).
http://java.sun.com/products/jndi/index.html

--
Eduardo Issao Ito.