De: Einar Saukas <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: [SouJava-J] Uma Sugestao a todos
Data: Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2000 16:56

Ricardo Bánffy wrote:

> Eu sugeriria um período de quarentena (não necessariamente de 40 dias) em
> que o usuário poderia ler mas não postar para a lista.
>
> Alguns novos usuários de listas de discussão parecem desconhecer algumas
> regras básicas da netiqueta: de não sair postando mensagens numa lista
que
> acabou de assinar e de não mandar para a lista o que você deveria mandar
num
> e-mail particular.

        Eu discordo. Proibir as pessoas de mandar emails para a lista
seria muito autoritário. Muitas pessoas realmente não têm experiência
em participar de grupos de discussão, mas isso é absolutamente normal.
A melhor solução é instruir essas pessoas sobre a melhor forma de
participar, para todos se acostumarem aos poucos a usar a lista da
melhor forma possível.

        Por exemplo, os emails enviados para a lista sobre problemas
de cadastramento (aquele famoso "quero sair da lista") praticamente
desapareceram. As perguntas básicas do tipo "como eu faço para
aprender Java?" também diminuíram bastante desde que o Fábio Velloso
e a Naomi Maekawa prepararam o FAQ sobre Java para o site do SouJava.
Recentemente, tivemos uma invasão de emails "também quero a apostila",
mas agora as pessoas estão notando que mandar pedidos desse tipo para
a lista toda não é uma boa idéia e da próxima vez esse problema não
deve acontecer de novo. Com o tempo, vão acabar sobrando só as
discussões mais importantes. Qualquer grupo demora mesmo algum tempo
até superar todos os problemas de operação. Mesmo assim, já vi muita
gente dizendo que essa é a melhor lista de discussão brasileira sobre
Java e eu concordo com isso, então vale a pena ter pouco mais de
paciência.

        É preciso levar em conta também que o SouJava já tem quase 1000
pessoas cadastradas e cerca de 500 participantes regulares na lista de
discussão. Com tanta gente na lista, é normal que aconteçam alguns
problemas. Aliás, eu acho até que a lista funciona muito bem, porque
com tanta gente participando, seria de se esperar um número bem maior
de problemas.

        Um abraço,

Einar Saukas
Technical Consultant
Summa Technologies, Inc.
http://www.summa-tech.com

    --------------------------- LISTA SOUJAVA ---------------------------
    [para sair da lista: http://www.soujava.org.br/forum/cadastrados.htm]
----------
------=_NextPart_000_01BF6C3E.CE935F00

color=3D"#000000" face=3D"Arial">Concordo com voc=EA =
procurar ter mais paci=EAncia...<br><br>Daniel =
color=3D"#000080"><u>[EMAIL PROTECTED]</u><font =
color=3D"#000000">&gt;<br>Para: <font =
color=3D"#000080"><u>[EMAIL PROTECTED]</u><font =
color=3D"#000000"><br>Assunto: Re: [SouJava-J] Uma Sugestao a =
B=E1nffy wrote:<br>&gt; <br>&gt; Eu sugeriria um per=EDodo de quarentena =
(n=E3o necessariamente de 40 dias) em<br>&gt; que o usu=E1rio poderia =
ler mas n=E3o postar para a lista.<br>&gt; <br>&gt; Alguns novos =
usu=E1rios de listas de discuss=E3o parecem desconhecer algumas<br>&gt; =
regras b=E1sicas da netiqueta: de n=E3o sair postando mensagens numa =
lista que<br>&gt; acabou de assinar e de n=E3o mandar para a lista o que =
discordo. Proibir as pessoas de mandar emails para a lista<br>seria =
muito autorit=E1rio. Muitas pessoas realmente n=E3o t=EAm =
experi=EAncia<br>em participar de grupos de discuss=E3o, mas isso =E9 =
absolutamente normal.<br>A melhor solu=E7=E3o =E9 instruir essas pessoas =
sobre a melhor forma de<br>participar, para todos se acostumarem aos =
exemplo, os emails enviados para a lista sobre problemas<br>de =
cadastramento (aquele famoso &quot;quero sair da lista&quot;) =
praticamente<br>desapareceram. As perguntas b=E1sicas do tipo &quot;como =
eu fa=E7o para<br>aprender Java?&quot; tamb=E9m diminu=EDram bastante =
desde que o F=E1bio Velloso<br>e a Naomi Maekawa prepararam o FAQ sobre =
Java para o site do SouJava.<br>Recentemente, tivemos uma invas=E3o de =
emails &quot;tamb=E9m quero a apostila&quot;,<br>mas agora as pessoas =
est=E3o notando que mandar pedidos desse tipo para<br>a lista toda n=E3o =
=E9 uma boa id=E9ia e da pr=F3xima vez esse problema n=E3o<br>deve =
acontecer de novo. Com o tempo, v=E3o acabar sobrando s=F3 =
as<br>discuss=F5es mais importantes. Qualquer grupo demora mesmo algum =
tempo<br>at=E9 superar todos os problemas de opera=E7=E3o. Mesmo assim, =
j=E1 vi muita<br>gente dizendo que essa =E9 a melhor lista de =
discuss=E3o brasileira sobre<br>Java e eu concordo com isso, ent=E3o =
levar em conta tamb=E9m que o SouJava j=E1 tem quase 1000<br>pessoas =
cadastradas e cerca de 500 participantes regulares na lista =
de<br>discuss=E3o. Com tanta gente na lista, =E9 normal que aconte=E7am =
alguns<br>problemas. Ali=E1s, eu acho at=E9 que a lista funciona muito =
bem, porque<br>com tanta gente participando, seria de se esperar um =
Technologies, Inc.<br><font =
color=3D"#000080"><u>http://www.summa-tech.com</u><font =
&nbsp;&nbsp;&nbsp;--------------------------- LISTA SOUJAVA =
color=3D"#000080"><u>http://www.soujava.org.br</u><font =
color=3D"#000000"> &nbsp;- &nbsp;Sociedade de Usu=E1rios Java da =
Sucesu-SP<br> &nbsp;&nbsp;&nbsp;[para sair da lista: <font =
color=3D"#000080"><u>http://www.soujava.org.br/forum/cadastrados.htm</u><=
font color=3D"#000000">]<br> =
ont></body></html>