Espero que algén me ajude nesta situação

estou construindo uma classe genérica nomeada Table para o usuário poder
navegar na classe como se fosse uma tabela em visual basic, assim declaro um
construtor nesta classe que recebe um parâmetro da classe Statement já
inicializaca com uma consulta( um select "SQL") nisso dentro da classe Table
eu obtenho seus dados através da classe ResultSet. tendo carregado a classe
fazendo um loop para saber a quantidade de Clolumns e Rows para montar uma
array bidimencional de String. agora vem o caso, no próximo método tenho que
coletar os dados más o ResultSet está no ultimo registro assim não é possível
chamar o método first do ResultSet(dá erro); já tentei carregar o ResultSet
novamente com o método ResultSet = variávelStatemnt.getResultSet() más ele
retorna um erro.
Que devo fazer?

    [dúvidas mais comuns: http://www.soujava.org.br/faq.htm]
    [para sair da lista: http://www.soujava.org.br/forum/cadastrados.htm]