Saudações Javanesas Estevão.

> meu servlet faz a conexão a um tabela no DB2 via ODBC. Estou achando que
> esta é lenta demais para o meu gosto ( 1 minuto e quinze segundo para
> inserir um registro com três campos).

Realmente MUITO lento para um servlet.

> - O que será que está acontecendo?
> - A banda da rede é fina demais?

Possivelmente não.

> - Minha lógica no programa é redundante?

Apesar de não saber como você está enviando os dados, acredito que este não seja
o problema.

> - O servidor que estou utilizando (camada do meio) é o JSDWK 1.0.1?

Este pode ser um agravante, mas não é o culpado. O JSWDK foi desenvolvido apenas
para testes, não sendo recomendado para ser um container de Servlets em um
ambiente de produção. Entretanto o tempo de execução de seu servlet não está
relacionado com o JSWDK, já que é uma JVM que faz todo o processamento dos
Servlets, ficando a cargo do JSWDK apenas a inicialização e rotinas de
administração e controle dos servlets (sessão, request, response, threads, etc).

Um servidor servlet robusto vai melhorar sua performance, mas o JSWDK não é o
gargalo de sua aplicação.

> - O problema é na camada de banco de dados (Windows NT com DB2)?
> - Ou será que é a ponte Jdbc-Odbc que não se da muito bem com o banco?
> - Se eu utilizar Jdbc ganherei mais performance ("preciso de muito mais") ?

Aqui você citou os principais problemas. Primeiro que a utilização da ponte
JDBC-ODBC implica em mais uma camada entre o Servlet e o SGBD, ou seja,
lentidão. Já tive a oportunidade de trabalhar com um driver ODBC para DB2 e a
performance era muito ruim. Sugiro que você utilize um driver JDBC do tipo 3 ou
4 ( http://www-4.ibm.com/software/data/db2/java/ ). Para melhorar sua
performance,  forma de acesso e tratamento dos dados seria melhor ainda se
conseguisse um driver JDBC 2.0.

Com certeza a criação de um pool de conexões, conforme já foi citado aqui pelo
Bruno, irá melhorar a performance de sua aplicação.  Dê uma olhada na matéria
http://www.WebDevelopersJournal.com/columns/connection_pool.html que tem um bom
exemplo.

Abraços e desculpe o tamanho do e-mail.

Handerson Ferreira Gomes