Olá todos, sou novato na lista e espero crescer bastante com esta convivência.
Sou analista de sistemas e moro em Brasília. Mas chega de papo furado... :)

Sobre o tomcat, instalamos aqui no trabalho a versão 3.0, no linux. Funcionou
depois de observarmos algumas configurações. Aprecio e agradeço correções nestas
configurações, se possível. Mas espero que sejam úteis.

* o "scratchdir" (isto é, diretório especial onde compila os JSPs) deve ter
o mesmo usuário que deu startup no engine como seu owner;
* observar os diretórios no arquivo server.xml no homedir do tomcat;
* se um usuário starta o tomcat e outro usuário diferente shuta o engine, dá
um pau geral! Tivemos que rebootar a máquina;
* os servlets (que estão pendurados em um subdiretório WEB-INF/classes) devem
estar especificados no arquivo web.xml do diretório que você especificou em
server.xml;
* Observar que se você recompilar um servlet, você tem que shutar e restartar
o engine para que carregue seu novo código; o mesmo não acontece com o JSP -
se alterado o fonte, o engine automaticamente recompila o JSP (usando o "scratchdir"),
não necessitando de restart/shutdown;
* a porta default para o engine é a 8080;
* observar o CLASSPATH, que, por exemplo, seria .:/tomcat/lib/servlet.jar

O tomcat é visto pela própria Sun como "última versão do JSWDK". Uma visita
na página da Sun pra ler a especificação sempre é uma boa!

Sem mais,
  Um abraço,
   Eduardo.

http://www.awa.com.br